FOR Friday’s Music – Fela Kuti

Fela Anikulapo Ransome Kuti foi um multi-instrumentista nigeriano,músico e compositor, pioneiro da música afrobeat, ativista político e dos direitos humanos.

PS: Deixa o som rolar no trabalho pra contagiar a sexta!
[video]http://www.youtube.com/watch?v=b6awYn56IWQ&feature=related[/video]

Fela Kuti nasceu em Abeokuta, no estado de Ogun, na Nigéria, em uma familía de classe média do ramo Igbá dos Iorubás. Sua mãe,Funmilayo Ransome-Kuti, a primeira mulher nigeriana a dirigir um automóvel, foi uma feminista atuante no movimento anticolonial, e seu pai, Reverendo Israel Oludotun Ransome-Kuti, um pastor protestante e diretor de escola, foi o primeiro presidente da União Nigeriana de Professores e tornou-se um político de considerável influência. Seus irmãos Dr. Beko Ransome-Kuti e Olikoye Ransome-Kuti, ambos médicos, são conhecidos na Nigéria.

O estilo musical de Fela Kuti é chamado Afrobeat, o que essencialmente é uma fusão de jazz, funk e cantos tradicionais africanas. Possui percussão de estilo africano, vocais e estrutura musical que passa por jazz e seções de metais funk. O “endless groove” também é usado, com um ritmo básico com baterias, muted guitar e baixo que são repetidos durante a música. Essa é uma técnica comum na África e em estilos musicais influenciados por ela, como o funk e o hip-hop.

Alguns elementos presentes nas músicas de Fela são chamados de call-and-response (chamada e resposta) com o coro e alguns simples mas significativos rifes. A música de Fela quase sempre tem mais do que dez minutos, alguns atingindo a marca de vinte ou trinta minutos. Essa é uma das muitas razões que sua música nunca atingiu um grau de popularidade substancial fora da África. Sua música era mais tocada em línguas nigerianas, além de algumas músicas tocadas em Yoruba.

Os principais instrumentos de Fela, era o saxofone e o teclado, mas ele também tocava trompete, guitarra e ocasionalmente solos de bateria. Fela se recusava a tocar músicas novamente após já tê-la gravado, o que por sua vez retardou sua popularidade fora da África. Fela era conhecido por sua performance, e seus concertos eram tidos como bárbaros e selvagens. Ele referencia sua atuação como um jogo espiritual underground.

fonte:wiki

Category: Música
Tag: africa70, afrobeat, fela kuti, jazz, nigéria