O que é Moda Urbana?

Todo mundo fala de moda urbana. Estilo dos alternativos, da rua, diferente. Mas com tantas culturas no mundo, será que você consegue definir o que é moda urbana hoje?

Para tentar entender, vamos buscar na raíz o nascimento da moda urbana até os dias atuais.

A História da Moda Urbana

A história da moda urbana começou em Nova York, mas rapidamente se espalhou para outras cidades do interior dos EUA, incluindo Chicago, Detroit e Los Angeles. Era muitas vezes conhecida como moda do hip-hop, pois os artistas “da rua” eram basicamente do hip-hop. As raízes deste estilo iniciaram-se por por volta da década de 70 e início de 80, mas mudou muito depois que diferentes artistas e designers começaram a criar linhas de roupas próprias. Este fato do artista “ídolo” da rua criar linhas de roupas próprias, que caminham contra o padrão, é que marca a moda urbana até hoje.

Antes de 1985

O verdadeiro início da moda urbana surgiu no final da década de 70 e no início dos anos 80, junto com o crescimento da popularidade do hip-hop . Os adolescentes, que ouviam as músicas, queriam se vestir como seus artistas favoritos e olhavam pras roupas que estes vestiam. Os designers perceberam logo que este era um mercado novo e começaram a se juntar à diferentes artistas para desenhar novas roupas. Keds, Nike, Adidas e Kangol eram as marcas top. A Adidas era conhecida por seus sapatos estilo shell-toe usados por artistas como Run-DMC, e os chapéus Kangol foram muito usados por LL Cool J. Estas eram as escolhas mais populares.

.

LL Cool J Kangol Hat

.

No Brasil, o estilo urbano foi iniciado pelo movimento funksoul, iniciado por artistas como Tony Tornado.

.

Funk e Soul Tornado

.

O Final de 1980

Na década de 80, a moda urbana foi marcada pelo uso dos acessórios. Enquanto que as marcas de moda urbana já haviam se popularizado, o povo “da rua” também queria usar os mesmos tipos de jóias utilizadas pelos ídolos do hip-hop. Os cordões de ouro e os brincos pesados usados pelos artistas como Kurtis Blow e Salt-N-Pepa eram o desejo da época. Homens e mulheres usavam cintos, os cordões de PQD com identificação e óculos de sol enormes. Há uma teoria de que este estilo teve fortes influências africanas…. O que acha?

.

Moda Urbana

.

Paralelamente, o skate e o patins inline estavam alcançando seu auge, principalmente na Califórnia. Os praticantes destes esportes urbanos, estavam inseridos no contexto da moda urbana inspirada pelo hip-hop.

O Nacionalismo Black

O vestuário urbano mudou no início dos anos 90 para incorporar a idéia do Nacionalismo Black, com a ajuda de artistas e a população, que abraçaram a idéia de roupas influenciadas por tradições africanas. MC Hammer (Vc já ouviu, Can’t Touch it !!!) com calças oversize de cores e padrões africanos, foi um exemplo disso. Em seguida, Queen Latifah, que usava vestidos oversize e cocares. Outros exemplos de artistas que usavam este estilo de roupa são o Public Enemy e KRS-One.

Moda Urbana 1980

As Mudanças de 1990

Nos anos de 1990 houveram muitas mudanças na moda urbana. O uso de roupas de cor neon era um look que as pessoas poderiam facilmente aderir, as mudanças na moda eram muito rápidas. Houve também uma mudança do uso de tênis Adidas para Nike. Isto foi parcialmente atribuído à estrela da NBA, Michael Jordan, que não só começou a usar os tênis Nike, como projetou sua própria linha para a empresa. Havia também os adeptos do estilo gangsta, que usavam calças oversize, camisas até o joelho e tênis gastos, como o Converse.

Nessa época, todos os “caras do patins” tinham o mesmo estilo, com calças largas, blusões e bonés. Lembram do Chris Farmer? O estilo dele na década de 90 era o estilo gangsta, ainda com fortes influências do hip-hop.

.

Chris Farmer antigamente

.

Nesta época, o estilo grunge estava sendo afirmado como um movimento alternativo, evidenciado por bandas como Nirvana e Pearl Jam. No entanto, o Rock ainda representava uma fatia muito pequena da moda urbana.

O Rock o RAP e a Moda Urbana Atual

Hoje em dia as calças oversize deram espaço ao estilo slim e skinny. O estilo gangsta dos EUA está mais ofuscado e o estilo britânico está ganhando cada vez mais evidência. A camisa xadrezantes, uma marca do estilo grunge - voltou e se tornou um símbolo da moda urbana, com a tendência boyfriend. Tanto homens quanto mulheres aderiram à este estilo que combina com tudo, calça jeans, short…

.

Moda Urbana Atual

.

.

.


Essas mudanças também estão presentes em artistas reconhecidos do mundo do Rap.

.

.

.

O atleta de patins Chris Farmer é o melhor exemplo vivo da transição da moda urbana com o tempo. Antes era adepto de um estilo urbano inspirado no hip-hop, agora tem o estilo inspirado no rock.

..

Chris Farmer Urbano

..

Todos estes estilos você pode encontrar aqui na loja da FOR, em promoção.

A moda urbana é o que você veste nas ruas, no seu bairro, no seu cotidiano. Está mudando constantemente e você as vezes nem percebe. Aqueles que andam com os olhos abertos, conseguem ver. Quer ver mais de moda urbana? Então confira o estilo dos “caras do inline

.

Category: Moda
Tag: Fashion, História da Moda Urbana, moda, Moda Urbana, patins, rua, street