Mostra 100 Anos Nelson Rodrigues

O jornalismo, o tetro, o cinema brasileiro (e assim por diante) relembram este ano uma das pessoas que mais contribuíram para que nossas produções fossem tão ricas: Nelson Rodrigues. O Anjo Pornográfico completaria 100 anos neste mês de agosto.

Para comemorar, a Caixa Cultural abriga até domingo (19.08) a mostra100 Anos Nelson Rodrigues – provocando o Cinema Brasileiro” que vai exibir 16 filmes do escritor, desde a primeira adaptação de “Bonitinha, Mas Ordinária”, até a mais recente versão de “Vestido de Noiva”.

Além dos filmes, a mostra traz palestras como a que acontece hoje às 19h30, com Nelson Rodrigues Filho (jornalista, produtor cultural e diretor de teatro) e outros convidados, para discutir a temática de algumas obras de Nelson Rodrigues adaptadas para o cinema.

Segundo a curadora da mostra, Susanna Lira, “A enorme contribuição de Nelson para o cinema brasileiro é ofuscada por uma imagem consolidada em opostos: devasso libertino e reacionário nostálgico. O rico universo ficcional traduzido pela lente de diferentes diretores em gêneros variados não é devidamente valorizado.”

Nelson Rodrigues é tido como um dos mais influentes dramaturgos brasileiros e era especialista em retratar a sociedade em suas peças teatrais.

Trecho do filme “A Falecida”

[video]http://www.youtube.com/watch?v=51avECVROGE[/video]

A mostra vai até domingo. A Caixa Cultural fica na rua Almirante Barroso, 25, Centro. Você encontra a programção completa nos links

http://www.facebook.com/mostra.cemanosnelsonrodrigues

http://www.mostra100anosnelsonrodrigues.blogspot.com.br/

http://www.caixacultural.com.br/html/main.html


Category: Arte/Design
Tag: caixa cultural, centro, cinema brasileiro, mostra 100 anos nelson rodrigues, nelson rodrigues, teatro, videos