Andy Warhol – Superfície Polaroides

O Museu da Imagem de do Som (MIS) encerrou no último dia 24 a exposição Andy Warhol Superfície Polaroides (1969-1986). Trezentos retratos feitos por Warhol, tirados por sua máquina Polaroid, fizeram parte da mostra do MIS. Nas imagens, amigos, famosos, detalhes de interiores e objetos.

Segundo o site do MIS, nomes como Mick Jagger, Jane Fonda, Arnold Schwarzenegger, Joseph Beuys, John Lennon, Francis Bacon, Truman Capote, Keith Haring, William Burroughs e o travesti Divine mostram traços da estética pop e da cultura da superficialidade que foram constituindo e sendo constituídas com a produção de Warhol. A mostra é a única no país a celebrar os 25 anos da morte do artista, ocorrida em 1987.

Arnold Schwarzenegger

Diana Ross

John Lennon

O.J. Simpson

Mick Jagger

Pelé

Segundo o curador de fotografia Diógenes Moura, “Refletido no espelho, Andy Warhol vê sua vida e sua obra. Seus dias e suas noites são parte do seu trabalho tecnológico como talvez em nenhuma outra obra de um artista de seu tempo. Warhol queria ser uma máquina e produzir um trabalho sobre e para a cultura americana de massa, e lançou uma pergunta sem respostas sobre o conjunto da sua obra que até hoje os Estados Unidos procuram entender realmente do que se trata nas páginas da sua história. “Quem sou eu?” perguntou Warhol, e ele mesmo respondeu com uma versão coloridíssima de uma lata de sopa Campbell.”

Andy Warhol in drag

Category: Arte/Design
Tag: Andy Warhol, arte, MIS, Pelé, polaroid, pop art, são paulo