FOR Friday’s Music – Banda de Pífanos de Caruaru –...

Dica: Dê play antes de começar a ler:

[video]http://www.youtube.com/watch?v=HRrOshh6c80&feature=relmfu[/video]

Diamante, como sabemos, não é algo fácil de se encontrar. Foi numa dessas garimpadas que encontrei a Banda de Pífanos de Caruaru o LP de 1976. Meu Deus que pedrada!
Tudo bem, a galera curte hc, punk, rap, rock, ragga, dudstep… mas essa música é diferente, escuta com a alma que vocês vão entender.

Formada há 86 anos, em 1924, por Manoel Clarindo Biano e Benedito Clarindo Biano no sertão de Alagoas, a Banda de Pífanos de Caruaru é um dos grupos mais antigos em atividade, e um dos grupos instrumentais mais tradicionais do Brasil. Os integrantes mais novos são todos filhos e sobrinhos dos primeiros fundadores. Os primeiros discos foram gravados em 1971, quando a banda foi para o Rio de Janeiro e fazer shows.

[video]http://www.youtube.com/watch?v=J6kSwhEFg0Y&feature=results_video&playnext=1&list=PLBDDEA22E46CAC093[/video]

BPC é considerada a banda mais antiga e tradicional do Brasil… Na estrada há mais de 80 anos! Vencedora de importantes prêmios da música, entre eles o Grammy Latino 2004 e o Prêmio Tim de Música Brasileira 2004.

Mas diante disso tudo, o que entristece é o fato de saber que eles estão fadados a extinção e ao esquecimento assim como a tartaruga gigante de Galápagos. Por exemplo, este LP de 76 que está disponibilizado no youtube tem músicas de  600 até 275 views… uns falam que são rua e tal, os caras são o próprio barro seco a mais de 8 décadas, fazendo escola e batalhando pra manter a cultura através da sucessão de sangue. Nós Brasileiros estamos acostumados a viver num país riquissímo de águas, mata e ouro. Criamos o mal hábito de disperdiçar tudo. Na cultura não é diferente, disperdiçamos, gênios políticos, músicos, artistas… até atletas!

Não podemos dar mole, vamos ter que segurar a “marimba”!

Só começamos dar valor a nós mesmos quando alguem de fora começa a valorizar, foi assim com Tom Zé, Nação Zumbi, Sergio Mendes, Hélio Oiticica, Cildo Meireles, Os Gemeos, Bob Burniquist, Carlos Piá…

[video]http://www.youtube.com/watch?v=kPsfhCzOucc&feature=relmfu[/video]

Temos o melhor, por que não usar o que a gente tem!? Videomaker, já pensou fazer uma edit com uma embolada regional!? DJ, que tal dar uma “brasileirada” no set e meter um Jackson do Pandeiro!? Blade, biker, skatista, já provou fazer um rolé escutando a Banda de Pífanos de Caruaru!? Que tal provar no rolé de sábado!?

[video]http://www.youtube.com/watch?v=d2YsPlf-C80&feature=relmfu[/video]

Pra quem se interessou, segue a discografia:

  • 1972: Banda de Pífanos de Caruaru (CBS)
  • 1973: Música popular do Nordeste (Discos Marcus Pereira)
  • 1973: Banda de Pífanos de Caruaru (CBS)
  • 1976: Banda de Pífanos de Caruaru (Continental)
  • 1980: A bandinha vai tocar (Discos Marcus Pereira)
  • 1999: Isso Tudo é São João (Trama)
  • 2003: No século XXI, no pátio do Forró (Trama)
Category: Música
Tag: Banda de Pífanos de Caruaru, forró, música, pifano