RJ, marca registrada do Brasil

Em Abril de 2011 a prefeitura do Rio de Janeiro começou um trabalho de marketing muito bem elaborado. Claro que os eventos que estão para acontecer na cidade nos anos que seguem, tem ligação direta com isso. Mas o que não muda o fato dessa campanha ser muito boa.

O Objetivo do governo do estado é aumentar o sentimento que o carioca tem com a cidade, que se vê diante de grandes desafios como a Copa do mundo em 2014 e as olimpíadas em 2016. Uma parte da população do RJ acredita que a cidade não tem a capacidade para receber eventos de tal porte, e para tentar convencer o Brasil, e principalmente aos cariocas do contrário, foi lançada essa campanha.

São pôsteres em revistas e jornais, comerciais de TV e Spots de Rádio. Sempre com a assinatura da campanha ligada a alguma virtude natural de nossa cidade. Todos problemas, males e defeitos, obviamente foram deixados de lado. Mas essa é outra discussão…
..
[video]http://www.youtube.com/watch?v=E34jGYP9rpE&feature=player_embedded[/video]
..
A identidade visual criada é uma grande sacada, pq com o slogan “RJ, marca registrada do Brasil” me parece ter sido empolgante resolver esse briefing.Pegar o famoso símbolo da “marca registrada” e acrescentar apenas a letra “J”, é uma solução simples e inteligente.
..
..
A campanha está rolando e seu objetivo é claro. Era um briefing difícil que encontrou saída em uma resposta ousada. Como carioca, não consigo esquecer os problemas que a minha cidade tem, e acredito que outros pensem como eu.
..
Gosto muito desse vídeo abaixo, sempre vejo as iniciativas do governo com certa desconfiança. Porém, curto muito quando vejo pessoas inteligentes que conseguem aproveitar as brechas que aparecem. A cultura deve fazer parte integrante de qualquer projeto que se proponha a melhorar vidas.
..
[video]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=UhAEvKDBYTg#![/video]
É uma bela campanha, um grande planejamento de marketing e uma solução bem romântica para os nosso problemas. Mas devemos sempre analisar tudo de forma bem crítica, para não acabar parecendo apenas, mais um grande CAÔ!
..
Category: Arte/Design
Tag: Cultura, Marca, Registrada, rio, Rj