Benetton: Cartazes ‘Unhate’

Mais uma vez a Benetton aparece para soltar uma boa polêmica no ar. Fotos divulgadas esta semana mostram líderes um tanto… opostos trocando beijos em fotomontagens. A mais polêmica foi sem dúvida a do Papa Bento XVI beijando a boca do imã da universidade egípicia de Al Azhar, Ahmed el Tayyeb. A peça foi banida da campanha publicitária após o próprio Vaticano ter se manifestado dizendo que a fotomontagem era uma “falta de respeito”.

As fotos são parte da campanha “United Colors of Benetton”, chamada de “UNHATE”, que significa “não ódio”. Parece que a intenção da empresa de moda era apenas fazer um protesto contra o ódio cultural e ironizar os conflitos políticos. Mas põe ironizar nisso! Até Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, apareceu em uma fotomontagem beijando o líder da China, Hu Jintal. Os dois países sustentam muitos (muitos) conflitos políticos, culturais e econômicos.

Bom, se é válido ou não eu não sei, mas que a campanha da Benetton ficou conhecida rapidamente mais do que nenhuma outra em um dia…isso é de se pensar. As fotos circularam pela internet com uma rapidez impressionante e foram expostas em locais estratégicos pelo mundo todo. E aí, a polêmica valeu ou não a pena?

Category: Moda, URBANFOR
Tag: Benetton, foto, moda, URBANFOR